sábado, 1 de dezembro de 2012

Eleição Para Conselheiro Tutelar 2013-2015




O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente da Jurema - CMDCAJ, comunica à população em geral  que começou a campanha para eleição dos 05 Conselheiros Tutelares da Jurema - PE, para o triênio 2013 a 2015.
O Conselho Tutelar, segundo a Lei Federal  8.069 de 13 de julho de 1990, que preceitua  no Artigo 131: "O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar  pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definida nesta Lei.
A eleição para os 05 membros do Conselho Tutelar, realizar-se-á no dia 13 de janeiro de 2013, através do voto direto e facultativo dos eleitores inscritos na 124ª zona eleitoral - Jurema, Sede e no 2º Distrito Santo Antônio das Queimadas. As urnas serão instaladas na Escola municipal  Padre Ibiapina e em Queimadas na Escola Senador Paulo Guerra..
Ao eleitor caberá escolher até cinco candidatos na mesma cédula eleitoral. Abaixo, estão a foto o número e o nome do candidato, pela ordem decrescente de sorteio: 












Registramos ainda, os Candidatos:

 José Marciano da Silva com o Número  Nº  09 

 José Getúlio da Silva Nº 10 

(não forneceram material para publicização)

Esta Eleição, não poderá conter nenhum vínculo político/partidário, pois os 05 conselheiros eleitos, estarão comprometidos com a proteção e defesa da criança e do adolescente da Jurema, não importando o Partido político que o eleitor pertença. Caso qualquer candidato venha vincular sua candidatura a qualquer partido, com certeza terá sua candidatura impugnada pela Comissão Eleitoral. O processo de Eleição será presidido pelo Dr. Rafael Souza Cardoso, Juiz Eleitoral de Jurema, sob a fiscalização da Drª Mariana Candido da Silva, Promotora da Comarca da Jurema.

LEMBRE-SE: VOCÊ ELEITOR, PODERÁ VOTAR EM ATÉ 05 CANDIDATOS QUE LHEs APRESENTAREM A MELHOR PROPOSTA DE DEFESA PARA A CRIANÇA E ADOLESCENTE.

OBSERVAÇÃO:  Por uma Questão de respeito e Ética caso qualquer candidato que  se apresente sem citar que o eleitor poderá votar em mais 4 candidatos, ele está sendo desleal para o pleito. Assim como, nas visitas, os candidatos que sugerirem o voto para cinco nomes, cometem o mesmo erro. Quem deverá escolher os Conselheiros Tutelares serão os eleitores.

A Comissão - CMDCAJ - Ednaldo José Nunes de Almeida - Presidente










quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jurema Realiza a IV Conferência da Criança e do Adolescente

CMDCAJ - PE REALIZA A IV CONFERÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 

No dia 30 de dezembro de 2011, no prédio da Coordenadoria da Mulher em Jurema, situado na Praça da Conceição, Centro, foi realizada a IV Conferência da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Jurema - CMDCAJ. A Conferência teve como orientação o Texto Básico do CEDCA - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com a Resolução emitida pelo pelo CONANDA - Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, cujo tema sugerido foi: "Mobilizando, Implementando, Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes" . A importância do evento teve um marco histórico. Maior Participação de Crianças e Adolescente. Participação especial de ONGS, como a Igreja Batista em Jurema com apresentação teatral sobre: resgatando jovens das drogas. A Igreja Católica (Pastoral da Criança) e o Grupo Teatral de Crianças, preocupando-se com as crianças abandonadas e violentadas , às vezes, dentro dos seu próprios lares. A Igreja Evangélica Kerigma, com apresentação de Grupo Teatral formado por Adolescentes destacou o trabalho feito para afastar os jovens do consumo de  álcool, com dedicação plena às atividades educacionais e espirituais, respeitando e convivendo com as diferenças. O que se pode ressaltar é a importância dos grupos organizados e unidos trabalhando pelo bem comum, especialmente direcionado às Crianças e Adolescente do Município. O destaque foi a palestra do Dr. Breno Feitosa que salientou a prioridade das políticas publicas do SUS e sua historicidade focando a  saúde da criança e do adolescente. Incentivou que o Plano a ser construído se tornasse pura realidade  para o melhoramento da qualidade de vida da população jovem. Afinal, eles são o futuro desse enorme País.
O fato louvável foi a solicitação das crianças, ao Prefeito José Ailton, reivindicando a implantação de locais para prática de esportes e lazer, incrementando atividades culturais inclusivas. O Prefeito Galego, comprometeu-se que antes do final do seu mandato poria em pratica realizando aqueles pedidos. Após o lanche oferecido pela Secretaria de assistência Social, o encerramento aconteceu no pátio da Igreja Matriz, com a apresentação do Grupo de Capoeira composto por crianças e adolescente.

Presidente do CMDCAJ Ednaldo Nunes e a Composição da Mesa 

Plano Geral dos Participantes

Apresentação do Grupo de Teatro da Igreja Kerigma

Apresentação do Grupo de Teatro da Igreja Batista em Jurema

Grupo de Teatro Infantil Igreja Católica de Queimadas
Conselheiros Tutelares, Maria Betânia, Niedja e José Maria
O Palestrante Dr. Breno Feitosa sobre a Saúde da Criança e do Adolescente
O Vereador Haroldo Morais informações sobre Orçamento Municipal
Padre João Delong, Pároco de Jurema

Apresentação do Coral de Jovens da Assembléia de Deus em Jurema
D. Elsa da Coordenadoria da Mulher e a Professora Penha preparando o lanche
Maria Madalena Coordenadora da Mulher em Jurema
Professora Ana Paula da Igreja Batista, Conselheira de Defesa - CMDCAJ
A Irmã Simone e o Grupo de Teatro Infantil da Igreja Católica
Pastor Allison da Igreja Evangélica Kerigma
Grupo de Capoeira de Crianças e Adolescentes
Prefeito Galego responde às indagações das crianças
Gabriel, jovem cantor Gospel da Ig. Assembléia de Deus